Astrobiologia

 

 

    A astrobiologia é uma Ciência que investiga a existência nos planos extraterrestres, como a vida se processa fora da Terra e como ela exerce influência sobre o funcionamento do Universo. É também conhecida como exobiologia e xenobiologia.

    Os pesquisadores deste campo buscam indícios de qualquer espécie de vida em outros astros e até mesmo em nuvens interestelares, procurando também entender como contextos externos ao Planeta Terra influenciam o desenvolvimento de seres vivos. Esta complexa área de pesquisas une-se a disciplinas como a Astronomia, a Geologia, a Física, a Química e a Biologia para compreender melhor seu objeto de estudo, constituindo-se assim em uma ciência interdisciplinar.

    Há atualmente na NASA um vasto projeto de estudos e pesquisas neste campo. Em várias universidades de diversos países, inclusive no Brasil, há estudiosos atentos a este tema, e já é possível encontrar vários cursos de graduação nesta área. Na Universidade de São Paulo encontramos o Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia. Na Universidade Estadual de Londrina encontramos um curso de especialização em Astrobiologia.

    A Astrobiologia tende a crescer nos próximos anos; há previsões inclusive de que ela venha a se converter no ramo mais ativo, estimulante e fascinante da Astronomia.

    Recentemente, os astrônomos encontraram no Universo a presença de diversos planetas, exteriores ao Sistema Solar, o que reforça a certeza de que no Cosmos pode haver inúmeros astros e aumenta a possibilidade de se encontrar planetas como o nosso, igualmente habitados. Ou seja, torna-se mais viável a existência de ambientes que preencham os requisitos necessários para o florescimento da vida.

    Na ficção temos o famoso mundo de Krypton, planeta natal do Super-Homem.

    Ele era chamado pelos seus pais de Kal-El (que significaria Filho das Estrelas no idioma kryptoniano). Foi mandado à Terra por seu pai, Jor-El, um cientista, momentos antes do planeta explodir.

 

   O foguete aterrissou na Terra na cidade de Smallville(por alguns anos, foi traduzida no Brasil como Pequenópolis), onde o jovem Kal-El foi descoberto pelo casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent. Ele foi batizado pelos pais adotivos de Clark Kent.

    

 

    Conforme foi crescendo, ele descobriu que tinha habilidades diferentes dos humanos. Quando não está atuando com o tradicional uniforme azul e vermelho, ele vive como repórter do Planeta Diário (Estrela Diária em Portugal).

 

 

Texto extraído e adaptado dos sites :

http://www.infoescola.com/ciencias/astrobiologia/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman

 

Atividade
 

 

Atividades para serem respondidas no caderno de Ciências:

  1. Quais são as semelhanças entre os astros Krypton e Terra ?

  2. Se a história fosse real, no caminho para a Terra, que astros o jovem Kal-El poderia ter visto ?

  3. Quais características do Super-Homem não são encontradas nas pessoas que vivem na Terra ?

  4. Segundo a história, o segredo da força do Super-Homem está no Sol de cor amarela : quanto mais perto, maior a força. Com bases nesse raciocínio, em qual planeta do Sistema Solar ele teria mais força ? Em qual planeta do Sistema solar ele seria mais fraco ?

Observações :

  • Leitura complementar na página 14 - Livro de Ciências.
  • Apresentação da atividade : 26/03/2013.

© 2011 Todos os direitos reservados. Aprendizagem on-line

Crie um site gratuitoWebnode