7ª Atividade - Atrativos Naturais de Niterói

Niterói tem vários atrativos naturais, tais como :

 

  • Pedra do Índio : é semelhante a cabeça de um índio com cocar. Possui 7 m de altura. É um monumento de formação rochosa que se localiza na Praia de Icaraí. A pedra é um ponto ótimo para pescadores locais e apreciadores da Praia e do resto da Baía de Guanabara. Foi fonte de inspiração para a lenda dos índios Cauby e Jurema.

 

  • Pedra de Itapuca : é um monumento natural tombado, em 1985, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. É a separação dos bairros de Icaraí e Ingá. Itapuca significa, em tupi, arco de pedra ou pedra furada. Está reproduzida na Bandeira e no Brasão de armas do Município. Em sua forma original era um túnel. Em 1840, o Presidente da Província, Conselheiro Pedreira, mandou demolir a pedra para dar prosseguimento ao seu Plano de Arruamento, criando uma comunicação entre os bairros do Ingá e Icaraí.

Pedra de Itapuca atualmente

  • Pedra do Cantagalo : é uma bela elevação rochosa de 403 metros de altitude ainda pouco explorada por montanhistas e está localizada na região oceânica de Niterói, mas precisamente dentro da Reserva Ecológica Darcy Ribeiro. A reserva abrange diversos bairros como Pendotiba, Piratininga, Itaipu, Rio do Ouro, Várzea da Moças e Engenho do Mato englobando a Serra do Malheiro , a Serra do Jacaré e também a Serra do Cantagalo. Apresenta trilhas muito íngremes e, por isso, há a necessidade de um guia credenciado pela Embratur.

  • Morro do Tucum – Costão de Itacoatiara : é um monólito rochoso, com 300 m de altitude, que adentra o oceano, formando a Ponta de Itacoatiara. Em tupi, Itacoatiara significa pedra (ita) lavrada (coatiara), devido aos riscos encontrados a partir de sua formação pré-cambriana. É um bom local para a prática de caminhada. O acesso se dá pelo Posto de Recepção ao visitante, em Itacoatiara.

 

  • Morro Alto Mourão – Pedra do Elefante : é o ponto mais alto (412 m de altitude) e mais conhecido da Serra da Tiririca. Está dentro das terras do recente Parque Estadual da Serra da Tiririca localizado na região oceânica de Niterói, mas precisamente entre as praias de Itaipuaçu e Itacoatiara. É um local para prática de caminhada. A entrada da trilha encontra – se junto ao Mirante de Itaipuaçu.

 

  • Parque da Cidade : é uma Área de Preservação Ambiental (APA) do município. Apresenta uma altitude de 270 m. Está localizado no alto do morro da Viração e ocupa uma área de 149.388,90 m². Esta APA foi inaugurada em 21 de Setembro de 1976. No local existe uma fonte natural. Possui um mirante e dele pode-se ter uma visão panorâmica das Lagoas de Piratininga e Itaipu; das Praias de Piratininga, Itaipu e Camboinhas, dos bairros de São Francisco, Jurujuba, Charitas e Icaraí entre outros, da Baía de Guanabara, em toda a sua extensão e do mar aberto, até onde a vista consegue alcançar. Avista-se também a cidade do Rio de Janeiro com alguns de seus bairros e a Ponte Rio - Niterói. O Parque é muito frequentado pelos praticantes de voo livre que encontram duas rampas para a prática deste esporte.

 

  • Morro das Andorinhas : está localizado entre as praias de Itaipu e Itacoatiara. O morro tem 2,6 km de extensão e ganhou esse nome em função de uma gruta localizada no seu topo, onde andorinhas fazem seus ninhos. É um  local de prática de caminhada, com trilha de fácil acesso. O acesso se dá pela Igreja de São Sebastião em Itaipu.

 

Obs.:  Se quiser fazer o download deste texto clique aqui.

 

 

 

 

© 2011 Todos os direitos reservados. Aprendizagem on-line

Crie um site gratuitoWebnode