Hipertexto, gêneros digitais (e-mail e blog) e netiqueta

 

            Com o surgimento e a popularização da internet, alterou - se profundamente a noção de texto. Na internet, o processo de ler ou escrever um texto deixou de ser linear, ou seja, da esquerda para direita e de cima para baixo, com um procedimento de cada vez. O internauta pode, simultaneamente ao processo de leitura de um texto, acessar links, ler outros textos, ouvir música, examinar imagens e planilhas, redigir e-mails e, finalmente, voltar a ler o texto que foi o ponto de partida para uma série de operações e de interações pela internet.

            A essas múltiplas possibilidades oferecidas pelo texto digital, que envolve uma nova forma de acessar, produzir e interpretar informações, chamamos de hipertexto. Assim, hipertexto exprime a ideia de leitura e escrita não linear de texto, em um contexto tecnológico, mediado pelo computador e pela internet.

            Segundo Horn (1989), o termo ‘hipertexto’ foi utilizado pela primeira vez pelo pesquisador Nelson, T. em 1965; em seu artigo, o pesquisador previa que futuramente todos os documentos criados pelo ser humano estariam, por intermédio de ligações (link), contidos em um único texto. Hoje este termo é utilizado para descrever documentos interativos. Segundo a morfologia da palavra o prefixo hiper confere à palavra texto uma noção de “‘posição superior’; ‘além’; ‘excesso’,” (FERREIRA, 1994) ou, simplificando, um texto gigantesco.

            Na prática, hipertexto é um sistema de textos interligados que permitem ao estudante ler um assunto de forma personalizada, sendo remetido a novos textos quando clica sobre hotword (palavras quentes) – um objeto feito por uma ou mais palavras que pode responder a um evento do mouse ou do teclado – que são previamente marcados no texto.

             O hipertexto pode ser auto–contido, estar restrito a uma só máquina, um computador não conectado à rede e, neste caso, suas conexões fazem referência apenas a seus próprios nós (referências internas). Tais hipertextos são aqueles geralmente encontrados em CD-ROMs como, por exemplo, o CD-ROM que contém a versão eletrônica do Dicionário Aurélio.

            Entre os gêneros que são produzidos e circulam pela internet estão o e-mail e o blog.

            O e-mail permite uma comunicação entre duas ou mais pessoas (se estas fazem parte de uma lista) em tempo real. É muito utilizado também por empresas e órgãos governamentais. Além da troca de mensagens permite o envio de arquivos e acesso a links externos quando necessários.

            O blog é uma espécie de diário virtual. É um tipo de diário que qualquer um pode ler. O autor vai escrever sobre coisas que gosta e deixá-lo parecido o máximo com ele. A linguagem utilizada deve ser  referente a sua idade e o grupo social em que o autor vive. Enfim, tem que ser agradável ao público que se deseja atingir!

            A Netiqueta é outro assunto muito importante na comunicação on-line. Segundo a Wikipédia, netiqueta "...trata de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão, etc." Além disso, é importante para regulamentar a conduta no que diz respeito à publicação e uso de conteúdos alheios, questões com créditos e direitos autorais, entre outros.

 

Referências bibliográficas :

 

 

Questionamento :

 

  1. Você é capaz de produzir um hipertexto para seu futuro aluno ?
  2. Você está numa turma de 4º ano. Vai construir um hipertexto sobre o folclore brasileiro. O que seria mais viável durante a aprendizagem inicial do assunto : um hipertexto com poucos ou muitos links ligados ao assunto abordado ? Qual é a sua opinião ?
  3. Há diferença na linguagem de um e-mail para enviado para um amigo e para um diretor de escola ? Justifique.
  4. Você conhece algum blog ? Interage com ele ?
  5. O conhecimento das principais normas de netiqueta é importante. Cite algumas normas.
  6. Explique o que está ocorrendo na figura abaixo.

 

Download do texto acima : Hipertexto.pdf (522,6 kB)

 

 

 

 

 

© 2011 Todos os direitos reservados. Aprendizagem on-line

Crie um site gratuitoWebnode