1ª Atividade

Atividade A : Ler o texto abaixo.

 

O Universo

                         

            O Universo é estudado por meio de telescópios ópticos, satélites artificiais, estações e sondas espaciais. Tivemos várias estações espaciais, entre as quais destacamos a Mir (russa) e  Skylab  (norte-americana). A atual estação espacial é a Estação Espacial Internacional (ISS). O telescópio espacial Hubble foi lançado em 1990 e está em funcionamento até hoje. Se quiser visitar a galeria de fotos tiradas pelo Hubble clique aqui (site em inglês).

            O Universo é composto por aglomerado de galáxias, nebulosas, estrelas, cometas, asteroides, meteoros, planetas e seus satélites.

            As galáxias são compostas por nuvens de gás e poeira, um grande número de estrelas, planetas, cometas, asteroides e diversos outros corpos celestes unidos pela ação da força gravitacional. A nossa Via Láctea é um exemplo de galáxia.

            Na Via Láctea encontramos o nosso Sistema Solar. É composto pelo Sol, 8 planetas com dezenas de satélites, por cometas e outros corpos celestes.           

 

 

            O Sol possui 99,9% da matéria de todo o Sistema Solar.

            Os planetas não produzem luz, apenas refletem a luz do Sol. Um corpo celeste é considerado planeta quando, além de não ter luz própria, gira ao redor de uma estrela. Os planetas têm forma aproximadamente esférica. Os seus principais movimentos são de rotação e translação. A rotação permite formar o dia e a noite. Já a translação permite formar as estações do ano.

            São oito planetas do nosso Sistema Solar : Mercúrio,Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

 

 

            Os planetas podem ter ou não satélites naturais. Os satélites naturais (ou luas) são os corpos celestes que giram ao redor do planeta em vez de orbitar uma estrela.

 

            A Lua é o satélite natural da Terra. Ela não tem atmosfera para proteger o ser humano ou outro ser vivo da exposição direta das radiações solares, como a radiação ultravioleta. A temperatura varia entre 100ºC a -150ºC. A Lua pode ser vista em diferentes posições no céu, conforme ela gira em torno da Terra em seu movimento de translação. Para dar uma volta completa ao redor da Terra, ela demora aproximadamente 28 dias. De acordo com a posição em relação à Terra, ela apresenta quatro aspectos ou fases. As fases da Lua são : Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante.

            Os eclipses são fenômenos que ocorrem devido à posição entre a Lua, a Terra e o Sol. Às vezes, esses astros se alinham, bloqueando parte da luz solar que ilumina a Terra ou a Lua. A palavra eclipsar significa esconder, ocultar. Temos dois tipos de eclipses : solar e lunar.

  1. Eclipse solar : ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra. Nessa ocasião, a Lua bloqueia os raios solares que iluminam parte da Terra.

  1. Eclipse lunar : ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, que passa pela região da Terra. A Terra, nessa ocasião, bloqueia os raios solares que iluminam a Lua. A sombra da Terra se projeta na Lua, cobrindo-a parcial (eclipse parcial) ou totalmente (eclipse total).

 

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

___________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade B : Siga as instruções abaixo.

 

  • Entrar no site Terra Vista do Espaço
  • Na Latitude (Lat) escrever outro número. Tecle Enter. Observe como ficou a posição da Terra.
  • Na Longitude (Long) escrever outro número. Tecle Enter. Observe como ficou a posição da Terra.
  • Pode-se clicar em qualquer parte da imagem para mudar a posição da Terra.
  • Faça esta alteração da latitude e longitude diversas vezes. Você estará observando a Terra em tempo real das mais diversas posições.
  • Perceba que existem regiões da Terra que estão iluminadas e outras não. Em sala de aula procure explicar este fato.
  • Faça esta atividade em horários diferentes. Houve alguma alteração na imagem ? Em sala de aula procure explicar este fato.
  • Nos países que estão sombreados, percebemos algumas luzes. Qual seria a origem destas luzes ? Em sala de aula procure explicar este fato.

© 2011 Todos os direitos reservados. Aprendizagem on-line

Crie um site grátisWebnode