Análise Pedagógica sobre o CCBB-RJ

 

Artigo : Entre as formas de educação e as possibilidades de atuação do pedagogo : uma análise sobre o Centro Cultural do Banco do Brasil  (CCBB - RJ)

Por Thalita de Oliveira Kinzel

Resumo :

    Este estudo visa apresentar, a partir do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, as possibilidades de reflexão do museu como espaço educativo. Para tanto, fez-se necessário propor uma discussão sobre os conceitos de educação formal e não formal, assim como, apontar questionamentos em relação às possibilidades de atuação do pedagogo. A proposta encaminhou-se a partir dos grupos que atuam no centro cultural: Pequenas Mãos, Música, Acessibilidade, Artes Cênicas e Patrimônio; bem como um relato sobre a exposição “Picasso e a modernidade espanhola”, com enfoque na atuação do grupo Pequenas Mãos.
   Neste sentido, foram abordados alguns autores que tratam da educação não formal como agente principal para complementação da educação formal. O desenvolvimento do trabalho ocorreu a partir do olhar cotidiano do centro cultural, possibilitado pelos relatos de alguns profissionais que compõem a equipe técnica do CCBB. Considera-se, a partir deste trabalho, o centro cultural como um lugar de fazer educação, pertencente ao campo não formal.

Download do arquivo

 

© 2011 Todos os direitos reservados. Aprendizagem on-line

Crie um site grátisWebnode